terça-feira, 21 de abril de 2015

USANDO O COMPUTADOR

Que o computador é indispensável nos dias de hoje ninguém duvida.   No início, usado apenas para fins militares e universitários, eis que chega a todos os lares. O que inicialmente era apenas uma ferramenta de trabalho para editar textos, realizar cálculos e apresentar idéias, transformou-se em ferramenta de interação social, exercendo papel importante na construção de relacionamentos.

Hoje, chegamos a um grau de dependência difícil de ser superado.  Em novos disfarces, o computador, antes apenas como um PC, agora se transformou em smartphones e tablets  e nos acompanha 24 horas por dia.

E como nós canhotos interagimos com os desktops, a maioria deles totalmente projetados para serem usados  por  destros?

O desafio começa no uso do monitor.  Para ligá-lo temos que pressionar o botão que, geralmente, está posicionado do lado direito.  Ponto positivo para aqueles que têm o botão Liga/Desliga no centro, como em alguns televisores LCD.

Agora vamos ao teclado.   Esse é o mais destro de todos os acessórios!  De imediato, nos deparamos  com as teclas numéricas. Por que elas têm que estar do lado direito do teclado?  Para dificultar o uso pelos canhotos.

Pensando em agilizar o trabalho dos destros, A maioria dos softwares permitem configurar "teclas" de atalho.  Opcão inútil para os canhotos.   Por que essas "teclas" de atalho em geral são acionadas com a mão esquerda, se precisamos dela para manusear o mouse?   Ctrl- C, Ctrl-V, Ctrl-Z, Ctrl-P: quem não conhece esses atalhos?  E por que a tecla que mantém as letras maiúsculas não foi colocada nos dois lados do teclado?  Talvez para manter o padrão que era usado nas antigas máquinas de datilografia.

Se você é canhoto, sabe bem o que eu quero dizer.   Aquela cena do cara em frente ao computador trabalhando com agilidade usando mouse e teclas de atalho é só para destros!   Canhotos, só se aprenderem a trabalhar contra a sua natureza!

Alguns softwares também  permitem configurações personalizadas, mas isso ninguém me disse quando eu fui apresentada pela primeira vez ao tal teclado destro. As máquinas de datilografia antigas eram mais amigáveis!

Saber que as coisas podem ser personalizadas não ajuda muito depois que nós nos condicionamos a trabalhar como destros.

Foi por isso que inventaram um teclado como este que eu coloquei para ilustrar este texto.  Ele foi projetado para canhotos.

Depois de tanto tempo usando teclado de destro, será que eu me acostumaria a um novo teclado? Com certeza, sim.   Mas teria que ser um computador só para meu uso. Ou você acha que algum destro iria querer se aventurar no modo canhoto de usar um teclado?.

Nenhum comentário:

Postar um comentário