domingo, 12 de abril de 2015

PROFISSÃO: GARÇOM 

Estava almoçando com a família hoje em um restaurante quando notei que havia dois garçons canhotos atendendo os clientes, inclusive a nós.

Vendo-os trabalhar, pensei o quão difícil era para eles fazerem tudo como se fossem destros.   

Você talvez nunca tenha se dado conta, mas a profissão de garçom é uma das atividades cujos procedimentos são voltados exclusivamente para profissionais destros.   Canhotos não podem fazer as coisas do seu jeito.   No seu mundo invertido, talheres, copos e todo o serviço seria feito ao contrário. E como os clientes já estão acostumados a serem servidos por garçons destros, isso poderia causar muitos acidentes.   

Garçons canhotos são perfeitos para atenderem clientes canhotos.

Tenho a impressão que todo garçom canhoto tem que frequentar um curso para aprender como agir como destro.  E durante seu aprendizado, ele deve observar como os instrutores fazem e forçar a mente para executar  tudo com a mão contrária ao seu natural.

Tomada por curiosidade, aproveitei um momento em que um deles se aproximou de nossa mesa e falei:  Eu percebi que você é canhoto.  Você teve muitas dificuldades para aprender a ser garçom?

Eu confesso que não fiquei surpresa quando ele respondeu que, durante o curso, ouviu do professor que deveria desistir, que não conseguiria, que não poderia fazer as coisas diferentes, que ficaria deselegante se ele não seguisse as regras já estabelecidas e todo tipo de desestímulo.

Ali trabalhando e dando conta do recado ele estava demonstrando a nós e a si mesmo que venceu todas as dificuldades,  obstáculos e desestímulos. Para manter sua profissão, ele aprendeu a agir como destro.  

Posso entender que todos os dias ele tenta ser destro, na verdade ambidestro. Ele escreve o pedido com a canhota e serve as refeições como destro. Mas tal dificuldade não o impede de ser ímpar no que faz.

E assim, como cada canhoto, o garçom tenta sobreviver no mundo dos destros.  Parabéns a ele que superou suas dificuldades e que todos os dias se concentra em se passar despercebido no mundo dos destros. 

Melhor seria se houvesse mesas exclusivas pra canhoos onde todo o atendimento seguisse o nosso ritmo natural com o serviço profissional de garçons também canhotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário