sábado, 25 de abril de 2015

PROFISSÃO : CAIXA DE SUPERMERCADO

Sábado é dia de abastecer a casa indo ao supermercado.   Aliás, é o dia em que toda a cidade também vai.  por isso, o importante é ter tranquilidade e tudo terminará bem.

Estavamos eu e minha família na fila do caixa quando, a partir do momento em que percebi que a caixa ao lado da minha fila era canhota,  passei a observar outros caixas que ali estavam   Essa era uma ocasião que eu não podia deixar passar em branco.  Queria ver se uma pessoa canhota poderia trabalhar naturalmente.  Ela usava a sua mão esquerda para pegar os produtos e para passar no leitor de códigos de barras.  

Resolvi observar também como procedia o caixa da minha fila.  Ele era destro e pegava os produtos com a mão direita.   Quando necessário, usava a mão esquerda para digitar códigos, quando o leitor não os reconhecia.

A caixa canhota também digitava com a mão esquerda.  Ela pegava os produtos com a canhota e também digitava os códigos com essa mesma mão..

Curiosa e cheia de dúvidas, pedi licença para tirar essas fotos para melhor ilustrar o fato.   Já pensava em usá-las para ilustrar o texto de hoje.

Caixa canhota
Aquela situação me fez pensar essa diferença no trabalho era proposital ou não.  Tudo me pareceu muito funcional:  destros pegavam os produtos com a mão direita e canhotos com a mão esquerda.

Conversando com o meu marido, ele axhou que aquela situação estava correta já que os caixas estavam usando a sua mão principal, de maior apoio, para pegar os produtos.

Acho que não fui tão discreta porque, em seguida, apareceu uma supervisora me perguntando se eu precisava de alguma ajuda...  Deve ter parecido muito esteanho uma mulher para lá e para cá conversando com os caixas, fotografando.   Passado esse primeiro momento de questionamento, desfeita qualquer dúvida, passamos a conversar sobre algo comum entre nós: a supervisora também é canhota!   A partir daí, compreendeu bem meus questionamentos e me esclareceu que aquela situação dos caixas era coincidência.   Os caixas se revezam, portanto, hoje a canhota estava bem adaptada ao seu trabalho, em outro dia, ela estará pegando os produtos com a direita.   Será que ela tem o mesmo rendimento em ambas as posições nos dois caixas?   

Caixa destro
Qualquer dia, quando eu for lá novamente, com sorte, a verei em um caixa destro e vou acompanhar sua desenvoltura.   Ela me disse que já não sente diferençaT, talvez porque, inconscientemente, ela não perceba.   Talvez no início do expediente, ela demore um pouco até o cérebro se acostumar.

Também vou observar caixas destros trabalhando com o caixa onde os produtos ficam do lado esquerdo, onde eles tem que usar a mão canhota para pegar os produtos... Será que eles recolhem os produtos com a esquerda e usam a mão direita para passar o produto no leitor de códigos de barras? Ou será que eles fazem tudo com a mão canhota?  
Conto para vocês quando eu descobrir.
Essa é mais uma história real sobre canhotos e suas profissões.   É importante destacar que esse foi o primeiro lugar onde destros e canhotos se revezam, ora trabalhando com a direita, ora trabalhando com a canhota.



Nenhum comentário:

Postar um comentário