segunda-feira, 6 de abril de 2015

CORTE PRECISO

Um utensílio bastante utilizado nas nossas cozinhas se chama faca. Existem vários tipos e modelos! Faca de mesa, faca para churrasco, faca para sobremesa, faca para caça, faca de guerra, facas de combate.

Você já observou que as facas do tipo serra possuem a lâmina do lado direito? Sabe por que? Por que a pessoa destra segura a faca com a mão direita, o canhoto não. Não é de se estranhar que tenhamos dificuldades para fazer um corte preciso.

Quando eu era criança, gostava de ver minha mãe descascar laranjas pêras. Ela conseguia abrir uma tampa na casca e seguia com o corte até a sua base sem que a casca fosse "interrompida". A casca inteira fazia um ótimo colar! Enrolando-a, tínhamos um molde da laranja.

Pois bem, eu tentei várias vezes repetir o corte como ela fazia, mas eu nunca consegui, sabe por que? Tente descascar uma laranja com a serra invertida! Eu nunca consegui aprender a descascar frutas com a mão direita. Descascar legumes? Só se for com aqueles descascadores que possuem lâminas dos dois lados.

Todas as facas poderiam ser como lâminas de uma espada, com fio de corte dos dois lados. Desta forma elas seriam um utensílio doméstico que eu consideraria democrático! Aliás, aqui em casa eu descobri que temos algumas dessas. O porém é que elas só são usadas no preparo dos alimentos. As facas utilizadas durante as refeições não são democráticas.
A faca que eu uso para passar manteiga ou patê sempre suja no lado contrário ao da face serrilhada.

Sabe como você complica ainda mais a vida de um canhoto? Peça para ele amolar um faca em um daqueles amoladores caseiros que precisam ser apoiados com a mão esquerda enquanto a mão direita conduz a faca. Ele não vai conseguir realizar a tarefa de forma satisfatória.

Que tal comprar uma faca nova que já venha amolada?

Eu nem preciso dizer que não nos entendemos com facas, não é? Eu coloquei uma foto para que você perceba que a empunhadura é totalmente destra. Facas ficam estranhas nas mãos de canhotos, tenho que admitir.

Dizem que os cavaleiros medievais seguravam a lança com a mão direita e o escudo com a esquerda pois assim eles protegiam o coração. Acho que era tudo uma questão de existirem mais destros do que canhotos e dos canhotos terem sidos ensinados a serem destros. 



Talvez os canhotos tivessem levado vantagem nas batalhas se tivessem podido segurar a lança com a mão esquerda. Não teria ficado nenhum cavaleiro destro para contar história.



Nenhum comentário:

Postar um comentário