DIRIGINDO AUTOMÓVEIS
Você já parou para pensar que os carros, novos ou antigos, simples ou sofisticados, TODOS são construídos para motoristas destros?
Painel de um caero antigo |
Quando eu completei 18 anos, conquistei o direito de dirigir automóvel. Não sem antes frequentar uma auto escola, claro! Não sem antes aprender a conduzi-lo de forma destra, claro! Se vocês nunca observaram, carros, motos, caminhões, estradas, todos eles são feitos para destros.
![]() |
Painel destro |
Modéstia a parte, tornei-me uma excelente motorista. Às vezes, fico imaginando quanto tempo eu precisaria para aprender a dirigir na Inglaterra, já que lá a posição é invertida. Eu diria que é uma posição perfeita! Não sei se eu conseguiria, hoje, me acostumar com os comandos na mão esquerda, mas seria muito emocionante tentar. Apesar das dificuldades, seria mais natural.
Não é de se admirar que as estatísticas afirmem que os canhotos sofrem mais acidentes de carro do que os destros. A explicação é simples: a não ser que você esteja em um País com "mão inglesa", todas as vias são projetadas para destros, as leis são para destros, a posição dos estacionamentos também. Não basta apenas inverter o lado do volante se o trânsito continuar fluindo do mesmo jeito.
![]() |
Carro inglês |
Uma vez que os carros trafegam pela direita, em uma situação de perigo os destros desviarão sua rota para a direita, em direção à calçada ou ao meio-fio. Já os canhotos... Eles vão desviar para o lado esquerdo, aumentando as chances de um grave acidente. Em uma auto estrada, o impacto provável de uma colisão será frontal e não na lateral ou no passageiro de trás, como acontece com os motoristas destros.
Talvez por isso, nós canhotos tenhamos 9 anos a menos de vida do que as pessoas destras! Se você nunca pensou nisso antes, acho bom começar a pensar em aproveitar mais a companhia dos amigos canhotos.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir