segunda-feira, 27 de abril de 2015

DIRIGINDO AUTOMÓVEIS

Você já parou para pensar que os carros, novos ou antigos, simples ou sofisticados, TODOS são construídos para motoristas destros?

Painel de um caero antigo
Quando eu completei 18 anos, conquistei o direito de dirigir automóvel.   Não sem antes frequentar uma auto escola, claro! Não sem antes aprender a conduzi-lo de forma destra, claro!  Se vocês nunca observaram, carros, motos, caminhões, estradas, todos eles são feitos para destros.




Painel destro
O meu primeiro contato com todos aqueles comandos não foi uma tarefa fácil.   Não bastasse o número, os mais complexos e que exigem rapidez e destreza estão ao alcance da mão direita!  Não preciso dizer que levei algum tempo para ativar o lado esquerdo do meu cérebro e fazê-lo trabalhar de forma habilidosa.

Modéstia a parte, tornei-me uma excelente motorista.  Às vezes, fico imaginando quanto tempo eu precisaria para aprender a dirigir na Inglaterra, já que lá a posição é invertida.  Eu diria que é uma posição perfeita!   Não sei se eu conseguiria, hoje, me acostumar com os comandos na mão esquerda, mas seria muito emocionante tentar.  Apesar das dificuldades, seria mais natural.

Não é de se admirar que as estatísticas afirmem que os canhotos sofrem mais acidentes de carro do que os destros.  A explicação é simples:  a não ser que você esteja em um País com "mão inglesa", todas as vias são projetadas para destros, as leis são para destros, a posição dos estacionamentos também.  Não basta apenas inverter o lado do volante se o trânsito continuar fluindo do mesmo jeito.

Carro inglês 
Uma vez que os carros trafegam pela direita, em uma situação de perigo os destros desviarão sua rota para a direita, em direção à calçada ou ao meio-fio.  Já os canhotos... Eles vão desviar para o lado esquerdo, aumentando as chances de um grave acidente.  Em uma auto estrada, o impacto provável de uma colisão será frontal e não na lateral ou no passageiro de trás, como acontece com os motoristas destros.

Talvez por isso, nós canhotos tenhamos 9 anos  a menos de vida do que as pessoas destras! Se você nunca pensou nisso antes, acho bom começar a pensar em aproveitar mais a companhia dos amigos canhotos.

Um comentário: