quinta-feira, 9 de abril de 2015

PRIMEIROS PASSOS

As dificuldades na vida de um canhoto tem início ainda na primeira infância.   Alguém até pode se tornar canhoto algum dia, mas, em geral, nascemos canhotos.

O canhoto é sempre aquele sujeito que faz as coisas de forma esquisita.   Claro! Ele está tentando se adaptar ao mundo destro.   Como se um destro também não ficasse esquisito agindo feito um canhoto!!!

O fato: ninguém entende os canhotos como alguém limitado em um mundo onde tudo é feito para os destros.  

Se você quer que um canhoto realize alguma tarefa, a dica é:  mostre como você faz, mas deixe que ele faça sozinho.  Não pegue na mão dele porque você não vai conseguir fazer com a mão esquerda.  Nós aprendemos sozinhos, observando como um destro faz.

A indústria poderia se preocupar mais conosco.   Entre 10 a 12% da população é canhota.  Poderiam existir programas e normas de acessibilidade que se preocupassem com os canhotos como quem tem algum tipo de limitação ou deficiência... no mundo dos destros.

Se você é destro talvez nunca tenha imaginado que aquele canhoto tenha alguma dificuldade no dia-a-dia.   A maioria das pessoas que convivem com canhotos não prestam atenção no que eles fazem, ou como fazem.   É mais fácil achar esquisito ou atrapalhado.   Somos todos atrapalhados, porque nem sempre o nosso natural passa despercebido.

Se houvessem lugares exclusivos para canhotos, com certeza, os desajeitados seriam destros!  E nós, os canhotos, diríamos:  você faz tudo tão engraçado!  Você é destro!








Nenhum comentário:

Postar um comentário