sexta-feira, 17 de abril de 2015

OS PINOS E SUAS ROSCAS

O computador revolucionou a forma como as coisas são  feitas. Muitas tarefas, que antes levariam meses para serem concluídas, hoje são resolvidas em uma fração de segundos.

A sua utilização, antes restrita aos Órgãos Públicos, entrou na casa de cada um de nós.   Passou a ocupar um lugar cativo no ambiente de trabalho, de lazer, de estudos e até tornou-se instrumento de terapia e relaxamento.

As novas gerações, antes mesmo de nascerem, já entram em contato com a informação automática.  As gestantes acompanham o crescimento de seus rebentos através de sofisticados programas que usam tecnologias cada vez mais sofisticadas.

Pois é, esse tal de computador dá um tremendo trabalho para nós, os canhotos.

As adaptações de um canhoto no mundo dos computadores começa na sua montagem, porque, embora alguns cabos sejam ambidestros, você já parou para observar o cabo do monitor?


Ontem fui ajudar um colega a desvendar o segredo do monitor do seu PC ter se apagado.

Como já havíamos testado a conexão dos fios, e ainda não tínhamos conseguido descobrir o mistério, resolvemos trocar o monitor dele com o de uma colega.

A primeira dificuldade foi descobrir para qual lado eu deveria girar o pino de conexão paralela do monitor.   Eu sempre giro para o lado errado antes de acertar a direção de desencaixe.  Isso me irrita!

Vale destacar que são dois pinos, duas tentativas erradas!
Tudo isso para descobrir depois que era apenas a tomada que estava folgada!
Ah! Como odeio coisas rosqueadas!  Odeio roscas que só giram no sentido horário!   Principalmente quando não consigo usar a mão esquerda para desrosquear.

Pensa que só são eles que nos irritam?  Aguarde nos próximos posts o que um simples computador pode fazer contra todos os canhotos.



domingo, 12 de abril de 2015

PROFISSÃO: GARÇOM 

Estava almoçando com a família hoje em um restaurante quando notei que havia dois garçons canhotos atendendo os clientes, inclusive a nós.

Vendo-os trabalhar, pensei o quão difícil era para eles fazerem tudo como se fossem destros.   

Você talvez nunca tenha se dado conta, mas a profissão de garçom é uma das atividades cujos procedimentos são voltados exclusivamente para profissionais destros.   Canhotos não podem fazer as coisas do seu jeito.   No seu mundo invertido, talheres, copos e todo o serviço seria feito ao contrário. E como os clientes já estão acostumados a serem servidos por garçons destros, isso poderia causar muitos acidentes.   

Garçons canhotos são perfeitos para atenderem clientes canhotos.

Tenho a impressão que todo garçom canhoto tem que frequentar um curso para aprender como agir como destro.  E durante seu aprendizado, ele deve observar como os instrutores fazem e forçar a mente para executar  tudo com a mão contrária ao seu natural.

Tomada por curiosidade, aproveitei um momento em que um deles se aproximou de nossa mesa e falei:  Eu percebi que você é canhoto.  Você teve muitas dificuldades para aprender a ser garçom?

Eu confesso que não fiquei surpresa quando ele respondeu que, durante o curso, ouviu do professor que deveria desistir, que não conseguiria, que não poderia fazer as coisas diferentes, que ficaria deselegante se ele não seguisse as regras já estabelecidas e todo tipo de desestímulo.

Ali trabalhando e dando conta do recado ele estava demonstrando a nós e a si mesmo que venceu todas as dificuldades,  obstáculos e desestímulos. Para manter sua profissão, ele aprendeu a agir como destro.  

Posso entender que todos os dias ele tenta ser destro, na verdade ambidestro. Ele escreve o pedido com a canhota e serve as refeições como destro. Mas tal dificuldade não o impede de ser ímpar no que faz.

E assim, como cada canhoto, o garçom tenta sobreviver no mundo dos destros.  Parabéns a ele que superou suas dificuldades e que todos os dias se concentra em se passar despercebido no mundo dos destros. 

Melhor seria se houvesse mesas exclusivas pra canhoos onde todo o atendimento seguisse o nosso ritmo natural com o serviço profissional de garçons também canhotos.

sexta-feira, 10 de abril de 2015



PASSEANDO COM O CACHORRO


Tenho animais desde pequena, eu os adoro! Tive, e tenho, cachorros e gatos. Os gatos são animais ideais para quem tem pouco tempo disponível, por serem mais independentes e limpos.

Os cachorros, principalmente se forem de raças ativas, precisam passear diariamente conduzidos por seus donos. 

Todos os cachorros grandes precisam ser conduzidos por coleiras, estranguladores ou enforcadores. Nunca se sabe quando eles vão querer correr atrás de algo interessante. Se for preciso usar força para contê-los, esses acessórios são obrigatórios. 

Junte a necessidade de passeio com o excesso de energia e você perceberá que está na hora de aprender a conduzir um cão durante um passeio. 

Se alguém já tiver se deparado com essa situação deve ter percebido que não existe lado CORRETO para conduzir o cão quando sua família é destra e você é canhota.




Se você é daqueles que gostam de cachorros educados, vai precisar de um adestrador. Eu duvido que exista algum adestrador de cães que, antes de "educar" um cachorro, procure saber se o seu dono é ou não canhoto. Pode parecer besteira, mas isso faz uma diferença enorme.

Se você é canhoto, converse com o adestrador ou aprenda a adestrar o seu cão. Faça isso ou você vai correr o risco de não conseguir segurar seu cão e de nunca ter domínio sobre ele. Não faça igual, faça do seu jeito.

Durante o adestramento, os cachorros costumam receber comandos dados com a mão direita... faça o contrário sem inibições. Se eles fazem com a direita, se mandam girar para a direita, você vai mandar girar para a esquerda, naturalmente.

Se na sua casa você é o único canhoto, esse é o meu caso, você tem um problema. Seu cachorro nunca vai aprender em qual lado ele deve ficar quando for passear e nunca vai saber para qual mão ele deve olhar, para qual lado ele deve girar... enfim, seja firme e tenha paciência.





quinta-feira, 9 de abril de 2015

PRIMEIROS PASSOS

As dificuldades na vida de um canhoto tem início ainda na primeira infância.   Alguém até pode se tornar canhoto algum dia, mas, em geral, nascemos canhotos.

O canhoto é sempre aquele sujeito que faz as coisas de forma esquisita.   Claro! Ele está tentando se adaptar ao mundo destro.   Como se um destro também não ficasse esquisito agindo feito um canhoto!!!

O fato: ninguém entende os canhotos como alguém limitado em um mundo onde tudo é feito para os destros.  

Se você quer que um canhoto realize alguma tarefa, a dica é:  mostre como você faz, mas deixe que ele faça sozinho.  Não pegue na mão dele porque você não vai conseguir fazer com a mão esquerda.  Nós aprendemos sozinhos, observando como um destro faz.

A indústria poderia se preocupar mais conosco.   Entre 10 a 12% da população é canhota.  Poderiam existir programas e normas de acessibilidade que se preocupassem com os canhotos como quem tem algum tipo de limitação ou deficiência... no mundo dos destros.

Se você é destro talvez nunca tenha imaginado que aquele canhoto tenha alguma dificuldade no dia-a-dia.   A maioria das pessoas que convivem com canhotos não prestam atenção no que eles fazem, ou como fazem.   É mais fácil achar esquisito ou atrapalhado.   Somos todos atrapalhados, porque nem sempre o nosso natural passa despercebido.

Se houvessem lugares exclusivos para canhotos, com certeza, os desajeitados seriam destros!  E nós, os canhotos, diríamos:  você faz tudo tão engraçado!  Você é destro!








segunda-feira, 6 de abril de 2015

CONHEÇA ALGUNS CANHOTOS FAMOSOS



Tom Cruise, Whoopi Goldberg, Paul McCartney, Oprah Winfrey, Justin Bieber, Celine Dion, Jennifer Lawrence, Brad Pitt e Angelina Jolie são todos canhotos.  Além desses, outros que já se foram como Marilyn Monroe, Kurt Cobain e Jimi Hendrix também eram canhotos. 




Talvez existam outros canhotos de sucesso que só usem suas habilidades canhotas na intimidade!



Fico imaginando a dificuldade que cada um deles, principalmente os atores, precisa enfrentar para se mostrar perfeitamente destros no cinema.











CORTE PRECISO

Um utensílio bastante utilizado nas nossas cozinhas se chama faca. Existem vários tipos e modelos! Faca de mesa, faca para churrasco, faca para sobremesa, faca para caça, faca de guerra, facas de combate.

Você já observou que as facas do tipo serra possuem a lâmina do lado direito? Sabe por que? Por que a pessoa destra segura a faca com a mão direita, o canhoto não. Não é de se estranhar que tenhamos dificuldades para fazer um corte preciso.

Quando eu era criança, gostava de ver minha mãe descascar laranjas pêras. Ela conseguia abrir uma tampa na casca e seguia com o corte até a sua base sem que a casca fosse "interrompida". A casca inteira fazia um ótimo colar! Enrolando-a, tínhamos um molde da laranja.

Pois bem, eu tentei várias vezes repetir o corte como ela fazia, mas eu nunca consegui, sabe por que? Tente descascar uma laranja com a serra invertida! Eu nunca consegui aprender a descascar frutas com a mão direita. Descascar legumes? Só se for com aqueles descascadores que possuem lâminas dos dois lados.

Todas as facas poderiam ser como lâminas de uma espada, com fio de corte dos dois lados. Desta forma elas seriam um utensílio doméstico que eu consideraria democrático! Aliás, aqui em casa eu descobri que temos algumas dessas. O porém é que elas só são usadas no preparo dos alimentos. As facas utilizadas durante as refeições não são democráticas.
A faca que eu uso para passar manteiga ou patê sempre suja no lado contrário ao da face serrilhada.

Sabe como você complica ainda mais a vida de um canhoto? Peça para ele amolar um faca em um daqueles amoladores caseiros que precisam ser apoiados com a mão esquerda enquanto a mão direita conduz a faca. Ele não vai conseguir realizar a tarefa de forma satisfatória.

Que tal comprar uma faca nova que já venha amolada?

Eu nem preciso dizer que não nos entendemos com facas, não é? Eu coloquei uma foto para que você perceba que a empunhadura é totalmente destra. Facas ficam estranhas nas mãos de canhotos, tenho que admitir.

Dizem que os cavaleiros medievais seguravam a lança com a mão direita e o escudo com a esquerda pois assim eles protegiam o coração. Acho que era tudo uma questão de existirem mais destros do que canhotos e dos canhotos terem sidos ensinados a serem destros. 



Talvez os canhotos tivessem levado vantagem nas batalhas se tivessem podido segurar a lança com a mão esquerda. Não teria ficado nenhum cavaleiro destro para contar história.



Somos canhotos vivendo em um mundo de destros. Nosso dia-a-dia é invertido. 

Somos felizes pois descobrimos em todo instante novas maneiras de fazer coisas simples. Conheça as aventuras de canhotos, divirta-se e conheça nossas dificuldades. 

Este espaço é dedicado aos canhotos e seus amigos destros.

Postaremos assuntos, temas, debates, dificuldades, depoimentos e muito mais.

Estudante canhoto e sua "arte da escrita".

Aguardem novas postagens!

Elikah França