Profissão : Costureira

Ontem fui tomada por lembranças da minha infância quando vi minha mãe testando uma mini-máquina de costuras. Lembrei que, quando criança, costumava observá-la costurando roupa naquelas máquinas antigas que ficavam sobre um móvel de madeira e tinha um pedal grande de ferro que era acionado com os pés (como a da foto ao lado).
Em uma máquina grande como essa, acredito que uma pessoa canhota ainda consegue trabalhar usando a mão esquerda para guiar a passagem do pano pela agulha porque pode apoiar a mão no móvel. Eu me lembro de ter me aventurado algumas vezes e costurado roupas para minhas bonecas, nada de alta costura, coisinhas básicas como blusas, calças e saias, sempre costura reta (quando conseguia deixá-la reta). Podia ter insistido mais, quem sabe teria costurado roupas para a família.
O primeiro desafio de uma pessoa canhota para usar uma máquina de costura é a colocação da linha... considerando que vou usar a mão esquerda para acertar a linha no buraco da agulha, o mais natural é que a linha seja colocada da esquerda para a direita... mas não é assim que deve ser feito. Pela imagem da agulha, se eu fizer isso, vai ficar tudo errado...
Eu falei tudo isso para que você conclua comigo que essa coisa de colocar linha na agulha em máquinas de costura tem que ser feita com a mão direita...
Passado esse primeiro desafio, ponto para os destros, é chegada a hora de posicionar o pano por baixo do suporte e prendê-lo logo a seguir e. finalmente, guiá-lo com a mão esquerda na parte externa tentando fazer com que a costura fique no lugar certo. Muito difícil!
Ao ver a minha mãe colocar aquela máquina pequenina na mesa eu logo pensei: essa máquina foi feita para pessoas destras! Como será que trabalham as costureiras canhotas nessa coisinha? Será que todas precisam aprender a trabalhar com a direita? Será que dá para trabalhar de outra forma? No universo de pessoas canhotas, nem sempre encontramos pessoas trabalhando do mesmo jeito, tudo depende da posição mais confortável que cada um encontra para realizar uma tarefa.
Quando um canhoto se depara com algo novo, a primeira atitude, já no primeiro gesto, é tentar usar a sua mão esquerda. Alguns canhotos e canhotas conseguem encontrar posições diferentes para manter a mão esquerda como guia, como principal, quando é possível, claro!
No caso de máquina de costura, não consigo imaginar que alguém tenha conseguido trabalhar diferente de como uma pessoa destra trabalha porque esse tipo de máquina parece impor um jeito único, uma única forma e posição de trabalho.
Naquela máquina pequenina, ao contrário do que acontece com uma máquina grande, você não tem onde apoiar a sua mão esquerda para usá-la como guia. Queria eu que a mão esquerda pudesse seguir de guia para a agulha, ao invés de usá-la para segurar o pano suspenso. Quem dera pudéssemos usá-la invertida!
O fato é que, se eu quiser usá-la, se eu quiser ter uma igual, pequenina, terei que treinar por um bom tempo até que a mão direita aprenda a se comportar como a minha mão esquerda se comportaria... precisarei de tempo, claro, mas no final poderei ter mais um desafio vencido!
Acredite ou não, eu tenho uma compacta como a da foto abaixo... foi uma das piores compras que eu já fiz... nunca consegui usar. Ela foi feita para usar com a mão destra um vez que o carretel se posiciona do lado esquerdo... pelo menos a minha é assim! É o que dar comprar algo sem testar antes... e o que deveria ajudar, terminou se transformando numa grande frustação.